Conhecer
as características necessárias para o bom desempenho dos cargos gerenciais é
fundamental para traçar os caminhos a serem seguidos no desenvolvimento dos
talentos de cada área. E é exatamente isso que o projeto Gestão por
Competências, promovido pelo TRT-2, vem fazendo.
A
primeira etapa do projeto já foi desenvolvida. Com a ajuda de servidores, tanto
da área administrativa como jurídica, foi feito um levantamento das principais
competências necessárias ao desempenho dos cargos de diretor de secretaria e
chefe de gabinete de desembargador.
Já a
segunda fase será a de mapear os perfis dos atuais ocupantes desses cargos,
fazer o cruzamento com os dados obtidos na primeira etapa e, em seguida, traçar
um diagnóstico das necessidades de aperfeiçoamento desses profissionais. A
ideia é evidenciar fatores que precisam ser aperfeiçoados e realizar
treinamentos específicos para cada necessidade.
A
consequência disso poderá ser sentida no ambiente de trabalho e na melhoria na
prestação de serviços. Mas, para atingir os objetivos, é necessária a ajuda de
todos. Magistrados e servidores serão conclamados a contribuir com o Gestão por
Competências, dando informações úteis para o andamento do projeto.
Para
saber mais, leia o Ato GP nº 13/2013, que instituiu
o Comitê de Gestão de Pessoas do Tribunal. Fique atento e
participe.