Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quinta-feira, 4 de agosto de 2016









Restos e sementes de frutas e verduras são classificados como lixo orgânico, mas você sabia que é possível montar uma horta usando esses resíduos? Eles podem ser replantados em pequenos vasos e até em copos e assim, além de colher temperos fresquinhos da sua própria plantação, a quantidade de matéria que iria parar nos aterros sanitários é reduzida, evitando a poluição do solo e dos lençóis freáticos.
O manjericão é um dos mais fáceis de plantar, porque só precisa de uma haste da planta e um copo com água. Tire as folhas mais baixas e coloque a haste no copo, o nível de água deve ser abaixo das folhinhas que restaram no caule. Coloque o manjericão em um lugar iluminado, mas sem luz direta. Em alguns dias, as raízes vão se formar e podem ser transportadas para o solo ou um vaso.

Outras plantas podem compor a sua horta, é simples:

- Pimenta: é só plantar as sementes em terra adubada. É importante que esteja em um ambiente com muita luz solar.

- Gengibre: o ideal é escolher um gengibre com vários nós e plante-o com o maior deles voltado para cima. A luz solar não pode incidir diretamente sobre o vaso ou solo em que a raiz está plantada. Mas não adianta plantar hoje para colher amanhã, é preciso esperar de quatro a seis meses.

- Cebolinha, alho-poró e capim-limão: corte o ramalhete uns 10 centímetros acima da raiz e coloque-o num copo cheio de água, próximo a uma janela ensolarada. Depois que as folhas crescerem, você escolhe se quer cultivar no copo ou transferir para um vaso.

Outra dica é usar as cascas e sementes que sobraram como adubo. No processo de compostagem, os micro-organismo transformam a matéria orgânica em fertilizante natural. Saiba mais clicando aqui.