Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 22 de abril de 2015


O garoto Tomas precisa se despedir de Lucas, seu melhor amigo, que vai se mudar de cidade. Mas Tom não sabe como expressar as saudades que vai sentir, nem como lidar com esse sentimento. Essa é a história do livro Adeus é para super-heróis, da jornalista e escritora mineira Isabela Noronha, com ilustrações de Bruna Assis Brasil.

Confira como a própria autora resume a obra, indicada para crianças a partir dos cinco anos de idade: “Tudo aconteceu muito rápido. Quando Tom foi se despedir de Lucas, de sua boca só saiu vento. Ele parecia ter algo entalado na garganta. Tentou cuspir a coisa. Uma, duas, três vezes. Nada. Só tinha uma conclusão possível: o adeus tinha ido parar em seu estômago, junto com o sanduíche de atum! Ao longo da semana, o mesmo aconteceu com barco, mola, castelo, piscina... Sorte que há palavras elásticas, como amizade e amor, que encurtam distâncias, e rotas alternativas, que abrem espaço para os sentimentos engolidos expressarem-se. Por meio delas, Tom aprende a lidar com essa e outras separações importantes em sua vida.”

A servidora Carolina Franceschini, da Seção de Redação de Conteúdo, conta que Isabela foi sua colega de faculdade, e recebeu um prêmio importante por esse livro. A obra, escrita originalmente com o título O garoto que engolia palavras, venceu em 2013 o "Barco a Vapor", mais importante premiação da literatura infanto-juvenil do país. O texto foi escolhido entre mais de 1.300 trabalhos, pela sua unidade compositiva, personagens cativantes e psicologicamente bem construídos, precisão e ritmo de linguagem.

Isabela Noronha, que fez especialização em criação literária em Londres, na Inglaterra, também recebeu o prêmio "Curtis Brown" por seu primeiro romance, que deve ser lançado no Brasil neste ano. A homenagem é um dos mais prestigiados prêmios de literatura do Reino Unido, entregue pela agência Curtis Brown, que representa autores renomados, como Margaret Atwood, John Le Carré e os espólios de Ian Fleming e Henry Miller.

“Adeus é para Super-heróis”, primeiro livro infanto-juvenil da escritora, será lançado oficialmente nesta quarta-feira (22), a partir de 18h30, na unidade Fradique da Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo).