Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 18 de maio de 2015


A coluna de hoje é sobre motivação. E para falar sobre o tema, convidamos uma "prata da casa" que entende do assunto. A nossa colega Adriana Gusmão, da Escola Judicial, é profissional coach e dá as dicas:

Como anda a sua motivação?

É muito natural a oscilação da nossa motivação, não é verdade? Muitas vezes, acreditamos que isso se deve aos acontecimentos diários, que, normalmente, independem da nossa vontade. É interessante compreendermos que a motivação é intrínseca. Isso significa que ela depende, única e exclusivamente, de nós mesmos. E, na verdade, o que recebemos na interação com outras pessoas são apenas estímulos.



Vamos parar um instante e fazer uma reflexão:
Como você administra os acontecimentos externos? E os feedbacks? E os desafios aos quais é exposto diariamente?
Como uma inspiração? Um impulso? Um incentivo? Você os utiliza como um obstáculo que paralisa e desanima?

Muitas respostas podem surgir, poderíamos passar horas e horas enumerando alguns tipos de estímulos e quais seriam as reações esperadas, trazendo-nos pouco ou nenhum resultado positivo, apenas justificativas. E o nosso objetivo aqui é compreender como manter a motivação em alta. Vamos, primeiro, entender o seu conceito.

Motivação significa mover-se em busca de uma meta. É o que impulsiona uma pessoa a agir ou deixar de agir, ou até mesmo a ter uma conduta específica. Refere-se ao comportamento individual dos seres humanos que buscam um propósito em qualquer área.

Pausa para fazer outra reflexão:
Você sabe aonde quer chegar? Ou você deixa a vida te levar, sem rumo ou direção? O que você pode fazer para melhorar sua motivação? Caso você pudesse medir sua motivação na sua área profissional, que nota daria?

É importante destacar que a motivação facilita a escolha do melhor caminho a seguir, e que o agir depende dos desejos, carências, ambições, apetites, amores, além dos ódios e medos.

Durante a nossa vida, quantas vezes nos sentimos desmotivados? E quando estamos assim, tendemos a procurar algo que nos faça seguir em frente. Para superar esse desânimo, fiz uma lista de dez dicas, adaptadas de MARQUES [2013], que vão ajudá-lo a ter mais motivação, mesmo quando o cenário não seja tão animador.

Definir metas realistas: defina metas possíveis e inspiradoras. E para conquistar metas maiores, pode-se desdobrá-las em metas menores. Isso possibilita acompanhar o seu desenvolvimento e não desanimar.
Manter o foco: alguns comportamentos tendem a desviar a atenção do que é essencial. Mantenha o foco ao realizar suas tarefas, não se envolva em conversas desnecessárias e evite passar muito tempo conectado em redes sociais.
Investir no autoconhecimento: ajuda a definir quais são os objetivos a serem traçados, isso facilita fazer escolhas melhores.
Investir em qualificação: faça cursos, mantenha-se atualizado. Adquira novos conhecimentos, habilidades e atitudes. Quanto mais conhecimentos técnicos e comportamentais você tiver, mais preparado estará para realizar seu trabalho, alcançar o reconhecimento e para aproveitar as oportunidades que surjam.
Cultivar bons relacionamentos: saber se relacionar bem favorece o desenvolvimento de suas competências e ajuda a manter a harmonia do ambiente organizacional.
Aproveitar o tempo livre: dar atenção à sua vida pessoal. Após o trabalho, descanse, saia e divirta-se. Isso é essencial para manter o equilíbrio físico e mental.
Manter a autoestima equilibrada: a autoestima é a base de sustentação de todo ser humano, é o que ergue as pessoas para enfrentar os desafios da vida. Quando a autoestima está baixa, as pessoas tendem a reclamar de tudo e não conseguem encontrar, na própria personalidade, fatores que deem forças para desempenhar um bom trabalho.
Ser proativo: seja responsável pelos seus próprios atos. Assuma responsabilidade e riscos. Utilize o feedback para extrair o aprendizado. É importante compreender que tudo na vida tem seu lado positivo. Que tal priorizá-lo?
Organizar e administrar o tempo: quanto mais descomplicar a sua rotina, mais eficiente você será. Administrar seu tempo com foco significa realizar mais, em menos tempo e com melhores resultados.
Aceitar novos desafios: adquirir mais confiança em si mesmo, já que os resultados dependem de seus esforços. Movimente-se! Saia da inércia e tome mais iniciativas.

Acreditamos que seguir as estratégias acima também pode nos ajudar a manter a autoperformance e a realizar mudanças comportamentais necessárias para conquistar as metas estabelecidas. Animados? Que tal começar a praticá-las na sua rotina? E mensurar os resultados ou as recompensas desses novos comportamentos?

Adriana Gusmão – analista judiciária do TRT-2 e profissional coach