Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 19 de maio de 2015


A temporada de frio já começou e com ela vêm as doenças. É durante o outono e inverno que as pessoas ficam mais propícias a contrair resfriado e gripe, devido às condições climáticas ou ambientes aglomerados e fechados.

Mas você sabe qual é a diferença entre um simples resfriado e uma gripe? Os sintomas do resfriado são muito parecidos com o da rinite alérgica (nariz entupido, secreção e espirros), mas vão além. Às vezes ele pode vir acompanhado de uma leve dor de garganta, mal-estar e um prenúncio de febre (37°C), e os sintomas não duram mais do que quatro dias.

Quando se trata da gripe, todos esses sintomas são mais acentuados. O paciente apresenta febre acima de 38,5°C, dores por todo o corpo, e pode haver complicações mais graves, como a pneumonia. 

Apesar de existir a vacina contra a gripe, a melhor prevenção é a higienização. Evite lugares fechados e com número grande de pessoas, mantenha uma alimentação equilibrada, lave bem as mãos, use álcool gel e se agasalhe durante as baixas temperaturas.

Mas, caso você já esteja gripado ou resfriado, fique de repouso. Descansar, beber bastante líquido, tomar remédios (com acompanhamento médico) para aliviar as dores no corpo são dicas essenciais para uma boa recuperação.

Ou, se você preferir, pode recorrer aos remédios caseiros. Muito conhecido pelas avós, o chá de mel com limão é ótimo para essa época. Veja a receita:

Ingredientes
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de mel
1 xícara de água fervente

Modo de preparo
Adicionar o mel à xícara de água fervente, mexer bem até se tornar uma mistura homogênea e depois acrescentar o suco puro de 1 limão. Tomar o chá logo após o seu preparo. É importante só acrescentar o suco de limão por último, para garantir que a vitamina C presente na fruta não se perca. É recomendado tomar esse chá de 2 a 3 vezes ao dia.