Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 25 de maio de 2015


E hoje temos a segunda parte da contribuição da nossa colega e profissional coach Adriana Gusmão, da Escola Judicial. O tema agora é hábitos positivos: 

Como criar hábitos positivos

Sabemos que não é tarefa tão simples vencer hábitos ruins e cultivar os bons. Criar rotinas positivas é uma das maneiras mais poderosas de eliminar os maus hábitos. Para isso, precisamos controlar os nossos ciclos de hábitos.

Esses ciclos têm três estágios distintos, que acontecem independentemente de ser incorporado um hábito positivo ou negativo. Eles são os grandes responsáveis pela nossa formação e pelas nossas decisões. 

Vamos compreender como um hábito surge em nossas vidas. O primeiro passo para ser desencadeado é a permissão; depois, a rotina; e por último, o resultado. Vejamos o esquema abaixo:


Figura: CICLO DE UM HÁBITO

Permissão: Emite um estímulo ao cérebro para entrar em piloto automático, permitindo, assim, que o hábito aconteça;
Rotina: É quando se executa o hábito (físico, mental ou emocional);
Resultado: É a sensação assimilada pelo hábito desencadeado.

Entender o funcionamento do ciclo acima é fundamental para incorporar bons hábitos e eliminar os maus hábitos. No momento em que identificamos as etapas que geram um hábito, fica mais fácil eliminar a permissão, a rotina e os resultados e, em contrapartida, alterar o ciclo.


Vale uma reflexão:
O que faz uma pessoa conseguir emagrecer 20 kg em 4 meses, além de trocar uma vida sedentária por uma hora diária de atividade física? O que faz com que algumas pessoas tenham sua vida baseada em autorrealização?

Quer saber como colocar um novo hábito em prática? Vamos a um exemplo.

Adquirir um comportamento positivo: praticar uma atividade física após o expediente.
1. Permissão: ir direto do trabalho para a academia.
2. Rotina: montar uma rotina de treino semanal.
3. Resultado: analisar os resultados estéticos, de saúde e bem-estar.

Eliminar um comportamento negativo: parar de assistir seriados na TV após o trabalho.
1. Permissão: ir direto do trabalho para a academia; ir praticar hobbies; encontrar os amigos e os familiares; ler um livro.
2. Rotina: montar uma rotina semanal após o trabalho, considerando as suas permissões.
3. Resultado: mensurar os resultados e as recompensas, tais como convívio social, lazer, bem-estar, novos conhecimentos.

Muitas vezes, não alcançamos nossas metas, simplesmente porque algumas atitudes prejudicam nosso desempenho. Daí a importância de desenvolvermos hábitos que nos levem ao sucesso. Seja o sujeito ativo da sua própria história. Estimule-se, inspire-se, faça o seu melhor sempre! Lembre-se: só depende de você!

E agora, você aceitaria um desafio? Pense em algo que você sempre quis fazer. Que tal colocar em prática nos próximos 30 dias? 

Adriana Gusmão – analista judiciária do TRT-2 e "profissional coach"