Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

sexta-feira, 12 de junho de 2015


Não é preciso viajar até o outro lado do oceano para se sentir na Inglaterra. Além do edifício da Estação da Luz, na capital paulista, a Vila de Paranapiacaba (ou Vila Inglesa) é outro lugar com origens britânicas no estado de São Paulo.

Criado em 1867, o lugar foi projetado para abrigar trabalhadores ingleses que vieram construir a primeira estrada férrea do estado. Os antigos trilhos, até hoje presentes no local, eram um importante meio de transporte de café até Santos.

Após ser abandonada na década de 80, a área foi comprada e restaurada pelo município de Santo André em 2002. Hoje, a vila é um importante centro histórico e patrimônio nacional, ainda possuindo as mesmas construções de antigamente, como a Torre do Relógio Johnnie Walker Benson, um dos símbolos da cidade.
E são várias as opções de passeios para aproveitar Paranapiacaba. Além do Museu Tecnológico Ferroviário e o Museu Castelinho (antiga casa do engenheiro-chefe da São Paulo Railway Company), é possível fazer um breve passeio na centenária Maria Fumaça.

A rua Direita também oferece atrações. É lá que estão localizados alguns dos melhores restaurantes, bares e lojas da cidade. Se você está a fim de conhecer a culinária típica da região, prove a tradicional aguardente de cambuci ou algum dos diversos doces feitos da fruta. A vila também é palco de festas e encontros. Neste mês de julho, por exemplo, acontecerá a 15ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba.

Devido à presença da Mata Atlântica, a região também é recheada de trilhas e parques ao seu redor. Mas, fica a dica: procure por guias turísticos ou grupos de passeio, sozinho não é a melhor opção.

A natureza é de fato uma grande atração turística do local. De uma hora para outra, uma forte neblina encobre as casas de madeira e você mal consegue enxergar o outro lado da rua. Quer clima mais inglês do que esse? Impossível!

Come chegar a Paranapiacaba

Pela Estação da Luz: O expresso turístico deixa a estação com destino à vila quase todos os domingos (a exceção é o segundo domingo de cada mês), às 8h30. A passagem custa R$ 32,00. Mais informações: www.cptm.sp.gov.br.

De carro: O visitante deve pegar a Via Anchieta até o km 29, seguir pela SP 148 (Estrada Velha de Santos) e logo pela SP 31 até o km 45,5, conhecida como Rodovia Índio Tibiriçá. Dali, o motorista deve seguir as placas indicativas até Paranapiacaba.