Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 30 de junho de 2015


Quanto tempo do seu dia você dedica a cuidar da saúde do seu corpo? Saiba que há um momentinho durante a jornada de trabalho em que é possível dar uma parada nas atividades diárias e se alongar e relaxar um pouco: é a hora da ginástica laboral, ministrada dentro do próprio ambiente do Tribunal.

Quem já está aproveitando bem as orientações dos profissionais de educação física contratados para dar as aulas é o pessoal do Fórum da Zona Leste. Em abril, o projeto chegou lá e já vem ganhando elogios (recebidos e registrados pela Ouvidoria) dos servidores-alunos.
São entre 10 e 15 minutos de aula em que são trabalhadas as estruturas musculoesqueléticas mais solicitadas no cotidiano de trabalho. A atividade ajuda a combater o sedentarismo, promove a socialização, auxilia na redução do estresse, melhora o humor e a postura corporal.

A ginástica laboral é um programa planejado e estruturado pela Seção de Programas de Saúde (da Secretaria de Saúde), com exercícios de alongamento, fortalecimento e compensação das estruturas corporais, além de atividades lúdicas e de integração.

O novo modelo de ginástica laboral, que está sendo realizado por empresas selecionadas por meio de pregão eletrônico, já teve início na zona oeste (Fórum Ruy Barbosa, Ed. Millenium e Unidade Administrativa II - Galpão) e zona leste. Ainda não foi possível beneficiar todas as unidades da capital, pois a empresa vencedora dos lotes 2 e 4 (zona central e zona sul) não cumpriu o exigido no contrato. Os procedimentos internos para que a segunda colocada seja habilitada e assuma os referidos lotes então em andamento. Também está sendo elaborado novo processo licitatório para prover os serviços de ginástica às unidades da Grande São Paulo e Baixada Santista.

Além da ginástica laboral, os magistrados e servidores também têm à disposição a Sala de Descompressão (funcionando no momento apenas no Ed. Sede), que oferece um ambiente para repor as energias e liberar as tensões mediante exercícios de alongamento e relaxamento. A Seção de Programas de Saúde está trabalhando para que, em breve, todos os magistrados, servidores e colaboradores possam se beneficiar das atividades deste programa.

Participe. Estimule seus colegas de trabalho e veja os benefícios na qualidade de vida.