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"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 27 de julho de 2015


A maior parte dos mal-entendidos dentro de uma empresa vem de falhas na comunicação, e não da divergência de ideias. Para reverter esse processo, o simples ato de melhorar a forma como se comunica com o próximo pode ser eficaz.
O primeiro passo para um bom diálogo está na hora de conhecer o outro. Logo quando conhecemos uma nova pessoa, nosso cérebro forma opiniões primárias com base na imagem e usa esses conceitos para interpretações futuras. Por isso, a imagem que passamos para os demais determina como irão nos interpretar. Recentemente, o Bom Dia TRT já falou sobre esse assunto (clique aqui).

Mas a chave para a boa comunicação está na paciência e tolerância. Não basta apenas falar, é preciso também saber ouvir! Pare e pense: quantas vezes você realmente ouviu o outro? Aprenda a escutar seus colegas e demonstre interesse no que eles estão falando. Apressar um diálogo achando que todos entenderam ou não ter paciência é um hábito que deve ser evitado.

Procure se preocupar também em saber falar e conversar.  Envolva os outros na conversa e evite usar jargões, termos específicos e gírias, a não ser aquelas já aceitas no ambiente de trabalho. Pense sempre em como você quer passar a mensagem e tente fazer da maneira mais clara possível.

E nunca esqueça: elogie em público, critique em particular.