Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 28 de julho de 2015


Em 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O momento também é importante para conscientizar as pessoas e ajudar na luta contra a doença.
Atualmente, os vírus da hepatite matam 1,4 milhão de pessoas a cada ano, um dado que poderia ser reduzido apenas com o auxílio da informação. De regra os sintomas mais comuns são cansaço, perda de apetite, náuseas, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelos, urina escura e fezes claras.
O melhor remédio ainda é a prevenção por meio das vacinas. Mas há outras atitudes que podem evitar o contágio.

No caso da hepatite A, as causas estão sempre associadas a falta de água potável, condições sanitárias precárias e falta de higiene pessoal. Já a do tipo B é infecciosa por transmissão sexual e parenteral, e o vírus está presente no sangue, esperma e no leite materno. Por fim, a hepatite C está presente no sangue e pode ser transmitida na transfusão, compartilhamento de seringas ou material de higiene pessoal, entre outros casos.

O tema é importante e complexo. Por isso, em caso de suspeita, procure um médico e busque sempre as melhores formas de prevenção.