Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 22 de julho de 2015


O famoso escritor Umberto Eco, autor do best seller “Em Nome da Rosa”, lançou um novo romance este ano, quatro anos após “O cemitério de Praga” (2011). “Número Zero” é a mais nova obra do italiano e faz uma paródia sobre o jornalismo nos dias de hoje.

A história se passa em uma redação de notícias na Itália durante o ano de 1992. Profissionais da imprensa mal pagos e com carreiras fracassadas se juntaram para formar um jornal. 
Diferente dos demais, o novo veículo pretende satisfazer os interesses de quem tem poder e dinheiro. Informar e prestar serviço para a população não era a premissa básica destes jornalistas. Chantagem e difamação era o lema da publicação.

O ano em que se passa o romance não foi escolhido por acaso. Foi exatamente nesta época que o país italiano viveu uma das maiores investigações contra casos de corrupção, a "Mani Pulite" (Mãos limpas), responsável por acabar com a credibilidade e imagem de diversos políticos daquela época. 

“Número Zero” é uma obra de ficção, porém possui críticas reais sobre a situação do jornalismo nos últimos anos. Um perfeito manual do mau jornalismo, o qual não deve ser seguido nem aceito pela sociedade.

* Ontem, em virtude do apagão dos servidores do judiciário federal, não houve Bom Dia TRT.