Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

sexta-feira, 4 de setembro de 2015


O que acha de conhecer um pouco mais sobre o Barão de Mauá? Irineu Evangelista de Souza foi um importante empreendedor brasileiro. Durante sua trajetória de vida, ele foi responsável pelo começo da industrialização, construção de estradas de ferros e pela criação de bancos no país.

Um pouco da sua história pode ser encontrada no Museu Barão de Mauá. Apesar de o fato nunca ter sido comprovado, acredita-se que o endereço foi a antiga casa do nobre, que depois veio a receber também o título de visconde. 
Inaugurado em 1982, o acervo conta hoje com 10 mil itens, além de ser responsável pela manutenção da memória e pesquisa histórica no município de Mauá.

Entre os objetos em exposição, estão fotografias, cédulas, cartões-postais e livros. Grande parte dos itens é resultado de doações da população e ajuda a contar a história do empreendedor.

A exposição A arte e o trabalho da porcelana em Mauá é permanente no museu, e o público pode ver peças de cerâmica e porcelana produzidas pelas fábricas da região. A cidade de Mauá foi construída e ganhou fama com a indústria de cerâmica.

No mesmo terreno do museu, também fica a Casa da Cultura. O local oferece atividades culturais, palestras, debates e excursões de estudantes.

Museu Barão de Mauá
Endereço: av. Getúlio Vargas, 276 - CEP: 09310-180 - Vila Guarani - Mauá-SP.
Funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 16h.