Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016



Um bom ambiente de trabalho oferece condições para que todos possam aprimorar suas habilidades. O TRT-2 tem um compromisso com a inclusão de pessoas com deficiência, por isso desenvolve uma série de ações voltadas à acessibilidade.

Uma delas é o curso “Acessibilidade no Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT)”, promovido pela Ejud-2 em parceria com a Comissão de Acessibilidade deste Regional.

As aulas acontecerão de 1º a 4 de março na sala de treinamento da Escola Judicial (17º andar do Ed. Millenium, na av. Marquês de São Vicente, 121, bloco A). O objetivo é capacitar os servidores e estagiários com deficiência visual para o uso do PJe-JT via teclado, por meio do programa leitor de telas. As inscrições se encerram hoje (22) e podem ser feitas pelo link indicado no ofício circular enviado às seções, que devem indicar um servidor para capacitação.
Em nosso Tribunal, a Comissão de Acessibilidade se empenha em garantir que, não apenas o local de trabalho, mas também a Justiça seja mais justa, inclusiva e solidária. Além dos cursos e palestras, o TRT-2 adequa os imóveis para que não haja barreiras físicas e arquitetônicas que impeçam a autonomia de pessoas com deficiência, idosos, obesos e gestantes.

Cães-guias, aqui, são muito bem-vindos.

Impressoras em braile foram adquiridas, e o site do Regional (internet/intranet) foi reformulado com a implementação de folhas de estilo, para garantir o reconhecimento das estruturas de conteúdo.

Também são utilizados softwares leitores e ampliadores de tela, permitindo que pessoas com deficiência visual consigam utilizar o computador e teclados invertidos com teclas numéricas localizadas do lado esquerdo, para facilitar o uso por pessoas com limitação de movimentos nos membros superiores.

Entretanto, além de termos um ambiente acessível, é necessário respeito entre os colegas de trabalho. Para tanto, não são necessárias reformas ou compra de equipamentos, e sim a consciência de que somos todos iguais.