Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016


No verão, transpiramos mais e não repomos a quantidade de água perdida. Hábitos como esquecer a garrafa, não lembrar de se hidratar provocam um aumento de 30% dos casos de cálculo renal na estação mais quente do ano.

Conhecida popularmente como pedra nos rins, a doença atinge mais os homens, e sua principal causa é a desidratação. Temos apenas uma via de ingestão de líquidos: a boca, mas várias formas de perda; fala e respiração são exemplos.
Quando nos hidratamos menos, o rim, responsável pelo equilíbrio hídrico do corpo, trabalha menos, e os cálculos se formam de maneira mais fácil. Cólicas renais também são comuns no verão, porque nos movimentamos mais, e os cálculos se deslocam mais rápido para o ureter.

Além da água, você pode experimentar isotônicos, água de coco e sucos cítricos, como limão, abacaxi, laranja, acerola e tangerina. Esses sucos contêm citrato, substância que evita a formação de cristais na urina.

A tecnologia pode ajudá-lo a não esquecer de se hidratar. Estão disponíveis para smartphones (Android e Iphone) aplicativos que indicam a hora e a quantidade de água que você deve beber. Waterbalance e Hydro são exemplos dessas ferramentas, e ainda são gratuitos.