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"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 7 de março de 2016


Quando falamos de produtividade no trabalho, muitas pessoas acreditam que se dedicar a duas ou mais atividades ao mesmo tempo contribui para resultados mais rápidos e positivos. Entretanto, isso é um engano. 

Ser multitarefa é uma habilidade que apenas 2% da população mundial possui. Os outros 98% sofrem com o efeito contrário, perda de concentração e queda de rendimento.
Além desse, há outros hábitos que parecem ajudar, mas acabam sobrecarregando e atrapalhando seu dia a dia profissional. Confira:
Licença moral: você está de dieta, porém decide fazer uma grande refeição como recompensa por ter concluído um projeto difícil que se prolongou por meses. Isso é licença moral. A ideia de que “eu mereço” impede o aperfeiçoamento dos seus planos. Encare seu objetivo como algo normal e não como uma ação contra a sua vontade.

Deixar o trabalho mais importante para a última hora do dia é a chave para tarefas incompletas ou mal concluídas. A história de começar pelas ocupações mais fáceis para pegar o ritmo pode ter um final não muito feliz: expediente improdutivo.

Ativar a função soneca do despertador não é tão bom quanto parece. Quando acordamos, o sistema endócrino começa a liberar hormônios que nos ajudarão no começo do dia. Ao voltar a dormir, esse processo é interrompido, e dez minutinhos de cochilo não compensarão uma noite de insônia.

Celular, tablet, notebook ao lado da cama não é saudável, porque você vai deitar pensando em trabalho, além de prejudicar a saúde. O contato direto com a luz do celular compromete a visão e diminui a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono.