Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 16 de março de 2016


Uma das vantagens do mundo digital é a chance de todos serem produtores de conteúdo. Luciana Barrozo da Silva, da Seção de Processamento técnico- Biblioteca, por exemplo, usa a internet para valorizar o protagonismo negro. Ela é a responsável pelo blog A Mãe Preta e, neste ano, criou o 100 Meninas Negras, que, como ela disse, “está fazendo certo sucesso nas mídias”. 
O site (https://100meninasnegras.tumblr.com/) lista livros infantis com personagens negras e apresenta informações sobre a obra como sinopse, autor, editora e onde encontrar o livro. A ideia para criá-lo surgiu da necessidade de mostrar que os negros estão presentes, sim, na literatura. “Não existem poucos materiais publicados que destaquem meninas negras. Esse não pode ser o argumento para que esse material não esteja disponível nas escolas, não seja lido para as crianças. Existe muita literatura que valoriza o protagonismo negro, falando de diversos temas, e o blog ajuda as pessoas a encontrarem esses livros”, explica nossa colega.

O blog começou com 80 livros. Agora, com as sugestões dos leitores, são 120, e você pode ajudar a aumentar essa coleção. Na página inicial do site, abaixo do logo, há a opção Me indique um livro! É só preencher as informações. 

"100 Meninas Negras" tem ajudado muitas pessoas, o que deixa a autora mais entusiasmada: “Eu estou muito feliz com o retorno que as pessoas estão me dando, muita gente falando que procurava por livros assim e nunca encontrava, e mais feliz ainda em ver minhas próprias filhas se reconhecendo na literatura, podendo falar: ‘Essa menina tem o cabelo igual ao meu!' ou ‘olha mamãe, ela também é pretinha como eu’, oportunidades que eu não tive na minha infância”.