Em décadas passadas, a faculdade marcava o fim do período escolar. Depois da formatura, trabalhos e provas seriam eliminados da sua vida. Mas, o tempo passou e a necessidade de estarmos em constante atualização só aumentou, surgindo a pós-graduação, o mestrado e por aí vai. O problema é que essas atividades demandam disponibilidade e nem sempre é fácil conciliar os estudos com o trabalho.
Se você tem essa dupla jornada, as dicas a seguir podem te ajudar a aproveitar ao máximo o ambiente de trabalho e a sala de aula:
- Organize a sua rotina. Com tantos prazos e tarefas é difícil não se perder, por isso use planilhas e agendas para se programar e não esquecer os compromissos.
- Administre o tempo. Durante o expediente, concentre-se nas suas atribuições e não deixe o trabalho acumular. Em casa, reserve um momento para estudar e não misture com assuntos do trabalho.
- Converse com seu chefe e colegas. Estando conscientes das suas demandas, eles podem te ajudar a dar “conta do recado” e quem sabe, explicar aquele conteúdo que você não entendeu muito bem.
- Faça pausas. Use o horário de almoço para se alimentar bem e para “esquecer” suas responsabilidades. Fuja dos assuntos de trabalho e não fale somente sobre as suas aulas, seus colegas podem não estar interessados nas regras de formatação de trabalhos acadêmicos.
- Não faça da tecnologia a sua inimiga. Redes sociais podem dispersar a atenção, então, use o celular para gravar as aulas, por exemplo, e ouvi-las depois no caminho para o trabalho.
- Tempo livre. Quando estamos relaxados, produzimos mais no trabalho e nos estudos. Por isso não tire a palavra lazer do seu vocabulário.