Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 24 de maio de 2016


Lapsos de memória podem ser indicativos de carência de nutrientes, falta de atenção e Mal de Alzheimer, doença degenerativa de difícil diagnóstico precoce e que acomete cem mil brasileiros por ano.

O Alzheimer caracteriza-se pela confusão leve quanto ao período de tempo, desorientação espacial, dificuldade de localização em locais previamente conhecidos e falhas na lembrança dos nomes de familiares ou pessoas próximas.
Identificar a doença em sua fase inicial é uma tarefa difícil, pois o quadro clínico oscila entre períodos de manifestação intensa dos sintomas e de melhora, em que as alterações das capacidades intelectuais (memória, raciocínio e comunicação) desaparecem e a pessoa não procura um médico por acreditar que está tudo bem. 

Por ser um mal que atinge idosos, geralmente a partir dos 65 anos, a família é peça-chave nesse processo de identificação dos sintomas e por isso, diante de qualquer sinal de esquecimento ou confusão mental, deve encaminhar seu parente para uma avaliação médica.

Não há cura para o Alzheimer, mas existem remédios que evitam o acúmulo de células mortas no cérebro, uma forma de impedir que os neurotransmissores percam sua capacidade de comunicação, garantindo, dentro do possível, o funcionamento das habilidades mentais.