Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

sexta-feira, 3 de junho de 2016









Você já pensou na origem do seu sobrenome? Ele pode indicar que você é descendente de imigrantes que chegaram ao Brasil entre os séculos XIX e XX para trabalhar nas lavouras de café e indústrias paulistas. Uma das formas de descobrir se a história da sua família está ligada às de pessoas que vieram de mais de 70 países é visitar o Museu da Imigração.

O museu funciona no prédio da antiga Hospedaria, o principal refúgio dos estrangeiros recém-chegados. O abrigo, que funcionou de 1887 a 1978, encaminhava os imigrantes para os postos de trabalho e contava com central de serviço médico, serviços de correio e telégrafo, posto policial, lavanderia, cozinha, refeitório e um setor de assistência odontológica.
As memórias dos mais de 2,5 milhões de trabalhadores que se hospedaram no local estão preservadas em depoimentos, fotos, documentos e jornais que formam o acervo do museu. A principal atração é a parede em que estão gravados mais de 14 mil sobrenomes de pessoas que viveram no local, a diversão é encontrar o seu sobrenome e o dos amigos. O visitante pode ainda conhecer uma réplica dos quartos dos imigrantes e objetos originais da hospedaria.

Nos dias 5, 11 e 12 de junho deste ano, o Museu da Imigração recebe a Festa do Imigrante, um festival que reúne um pouquinho de cada nacionalidade que ajudou a construir São Paulo. Além da gastronomia, tem arte, música e dança de várias partes do mundo.

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo-SP.
Próximo à estação Bresser Mooca do Metrô (Linha 3-Vermelha)
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 17h; domingo, das 10h às 17h.
Preço: de R$ 3(meia-entrada) a R$ 6.
Tel.: (11) 3311-7700/ (11) 2692-1866/ (11) 2692-9218.
museudaimigracao.org.br.