Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quinta-feira, 8 de setembro de 2016









De acordo com o educador Paulo Freire, a função da escola é ensinar o aluno a ler o mundo, para conseguir transformá-lo. Hoje, no Dia Mundial da Alfabetização, retornamos às salas de aula para repensar a educação e nossa participação no aprendizado das crianças. A forma como os pequenos descobrem as sílabas e formam as primeiras palavras diz muito sobre o futuro que nos espera.

Apesar do número de crianças fora da escola ter diminuído nos últimos anos, a alfabetização no Brasil ainda é um desafio. Quase 60% dos alunos de escolas públicas não entendem o que leem. Se nada for feito, daqui algumas décadas, eles serão adultos sem visão crítica e capacidade de interpretação.
A falta de investimentos efetivos é uma das limitações da educação brasileira. Porém, a participação da família é essencial para mudar essa situação. Os pais precisam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos - desde as primeiras letras até o vestibular - e estimular o interesse pela leitura, reforçando o trabalho dos professores.

Ler para uma criança abre, para ela, um novo mundo. Outras atividades tornam a alfabetização mais divertida, por exemplo: escrever bilhetes, explorar o rótulo das embalagens, fazer listas de compras, observar as placas de trânsito e letreiros, sempre respeitando o ritmo do mais novo leitor.

Quem cresce em contato com os livros e com a escrita se apropria da língua, estimula a imaginação e consegue, com mais facilidade, criar raciocínios próprios. Introduzir a criança no mundo mágico das letras é uma tarefa simples e que nos permite viver, fazer e conhecer juntos.

E lembre-se de que uma boa educação depende também de uma boa escola. Dê uma olhada nas instituições de ensino parceiras do TRT-2 e veja se alguma pode ser uma boa opção para seu filho e ainda aproveite os descontos.