Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 4 de outubro de 2016









A correria do dia-dia nos faz adiar e até abrir mão de alguns prazeres básicos da vida, por exemplo, comer. Ou vai dizer que nunca perdeu a hora do almoço ou trocou o arroz com feijão por um sanduíche porque é mais rápido? O correto é ingerir pequenas porções a cada três horas – o que não é novidade -, mas não seguimos a recomendação, e o corpo cobra com juros e correção monetária por cada hora a mais sem alimento.

Sabe aquela história de que uma refeição reforçada vale por duas? O metabolismo é ponta firme e não aceita essa desculpa. Ele é fã do sistema conta-gotas: poucas quantidades por várias vezes. Assim, você não ativa o modo tartaruga, porque tem combustível para manter a energia, a disposição, o nível de atenção, e evita que caia na tentação de devorar um prato montanhoso nas próximas horas.
Falando em gula, ficar muito tempo sem comer maltrata o estômago e fisga o cérebro. A tarefa mais difícil é não pensar em comida. Toda a concentração é desviada para um alvo comestível e enquanto o organismo não se sacia, sintomas físicos como tremores e suar frio podem aparecer.

Fome não combina com racionalidade. A fúria por alimento te faz atacar o primeiro fast food que aparecer, e adeus projeto de vida saudável. Carboidratos e doces são as opções preferidas, porque elevam o nível de açúcar no sangue e dão a sensação de ânimo e bom humor. Contudo, é um efeito passageiro e rapidinho, você volta para o limbo – cansado e atacando a geladeira em busca de algo que você quer comer, mas não sabe o que é.

Como temos muitos afazeres, não é fácil ficar de olho no relógio e cronometrar o momento das refeições, então, deixe que o celular fique de olho no tempo por você. Se o seu celular é android, uma opção é baixar o aplicativo “Hora Certa”. O “TecnoNutri” também ativa um alarme a cada três horas e está disponível para android e iphone. Pelo método convencional, é só programar o despertador instalado em qualquer aparelho.