Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quinta-feira, 2 de março de 2017









Hoje é o primeiro dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda. O prazo vai até 28 de abril, e nesse acerto de contas com o leão, dá para ajudar projetos sociais que atendem crianças e adolescentes. Nossa colega Ana Celina Siqueira, da Secretaria Geral Judiciária, deu essa dica em dezembro do ano passado, mas vale a pena relembrar.

O contribuinte pode destinar até 6% do Imposto de Renda a fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente. O valor revertido para a instituição escolhida não se transforma em gastos extras, pelo contrário, ele aumenta o valor da restituição ou diminui o pagamento do tributo. Essa diferença se dá de acordo com o período em que a doação foi feita. 
Quem ainda não entregou a declaração modelo completo e quer que a doação seja feita este ano, na hora de preencher o documento, deve acessar a ficha “Doações diretamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente”. Depois, escolher, entre os projetos cadastrados no sistema, aquele que será beneficiado. Por último, é só informar o valor da contribuição que pode chegar a até 3% do que foi declarado. O próprio programa da Receita Federal calcula essa porcentagem.

No caso do contribuinte que já está com a declaração pronta e quer distância do leão, a doação de até 6% do imposto pode ser feita até dezembro e será abatida na restituição de 2018. O passo a passo é diferente:

Primeiro, é preciso escolher um fundo de assistência cadastrado no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e pedir os seus dados bancários. Feita a transferência, o comprovante tem que ser enviado para o Conselho Municipal com nome completo, endereço, telefone e CPF. Então, o fundo emitirá o comprovante que deverá constar na declaração do ano que vem.