Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 13 de abril de 2015


Muitas pessoas aproveitam o início do ano para fazer planos e buscar objetivos profissionais. O problema é que, com o decorrer dos meses, as metas acabam ficando de lado e são adiadas para um futuro próximo. As desculpas são falta de tempo ou dinheiro, mas o verdadeiro empecilho está na ausência de planejamento. No entanto, com algumas mudanças de âmbitos, é possível garantir o que se deseja.

Planejar não é difícil, mas é necessário ter organização e disciplina. Para começar, a principal tarefa é especificar claramente o objetivo. Não adianta fazer intermináveis listas de metas para se alcançar durante o ano. É importante focar no que você realmente deseja, por exemplo: “Quero conquistar o cargo de gerência”.

Enquanto pensa, pergunte para si mesmo: “Isso tem relevância na minha vida?”, “O que isso vai acrescentar?”, “O que pode mudar depois ?”. Lembre-se da frase do coach Edson de Paula: “Se for grande demais, ele estressa. Se for pequeno demais, ele acomoda.” Finalizada essa etapa, é hora de saber se o objetivo é alcançável, ou seja, ele é viável? O que você terá que fazer para alcançar a meta? Um dos erros mais comuns das pessoas é pensar somente nos benefícios da conquista. Até chegar a essa parte, serão necessários alguns sacrifícios, esforços e obstáculos a serem ultrapassados, e tudo vai gerar uma consequência na sua vida profissional ou pessoal. Tenha em mente o que está por vir e esteja preparado.

Outro processo muito importante é a definição do prazo. Uma data-limite para a realização do seu plano é essencial no projeto, isso vai estimular você a seguir em frente e não deixar o que tem a fazer para depois.

A última dica, mas não menos importante: seja seu próprio líder. Algumas dificuldades podem surgir no caminho, como um chefe desmotivador ou a falta de oportunidades no ambiente de trabalho. Mas tudo depende de você. Corra atrás, mostre interesse, tenha força de vontade e foco.

Consequentemente, você mostrará capacidade, conhecimento e conquistará pessoas. Tudo depende de você!