Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 14 de abril de 2015


Recentemente, o estado de São Paulo está enfrentando uma epidemia de dengue, a quantidade de casos não para de crescer. E o nosso colega José Júlio Inácio, da Secretaria de Tecnologia da Informação, nos enviou a sugestão para tentarmos ajudar na divulgação para a conscientização e os cuidados para a prevenção da proliferação do mosquito. 

Além da dengue, existe a febre de chikungunya. Ambas são causadas pela picada do mosquito transmissor aedes aegypit e o melhor tratamento contra essas doenças ainda é combater os focos do mosquito.

Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; armazenar pneus em lugares cobertos; guardar garrafas de vidro ou plástico, sempre com a boca para baixo e tampar bem a caixa de água são dicas-padrão e que todo mundo conhece, porém é possível fazer muito mais.

Lave semanalmente, com a ajuda de escovas e sabão: vasos de flores, aquários e qualquer recipiente usado para armazenar água durante o período de crise hídrica. Caso seja necessário guardar água para reuso, mantenha sempre o local bem fechado e coloque um pouco de cloro na água, isso vai ajudar a manter os "visitantes incômodos" bem longe do local.

Evitar que a água da chuva se acumule na laje e limpar sempre a calha, retirando folhas e galhos que possam entupir o cano, também são medidas a serem tomadas. Mas combater a dengue e chikungunya também é cuidar do seu próprio corpo!

Além de usar inseticidas e mosquiteiros em casa, invista em repelentes de loções, cremes, gels ou sparus à base de DEET, principalmente se você morar em uma região afetada pela doença. Adultos e crianças acima de dois anos podem usar esses produtos com exceção de bebês e grávidas.

A saída para essas pessoas é usar o repelente caseiro feito à base de cravo da índia, os médicos já reconheceram a eficácia do remédio natural. E o melhor, a receita é bem simples e qualquer um pode fazer em casa.

Ingredientes:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gramas)
1 vidro de óleo infantil (100 ml)

Modo de preparo:
Deixe o cravo curtindo no álcool durante uns quatro dias, agitando pela manhã e à tarde. Depois, misture o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe apenas uma gota nos braços e nas pernas.