Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 12 de maio de 2015


Quem nunca ouviu falar sobre balé? Com certeza várias mulheres dançaram na época da escola ou tiveram o sonho de ser bailarina algum dia. E ao contrário do que muita gente pensa, balé não é um esporte somente para pessoas mais novas.


Adultos também podem praticar a atividade física, nunca é tarde para começar! Os benefícios que o balé pode trazer para o corpo são inúmeros; postura corporal e disciplina são apenas alguns deles. Entre outros, estão: força, agilidade, coordenação motora, equilíbrio, determinação e alongamento.

A dança também é uma ótima aliada para combater dores nas costas e a barriga saliente. Durante as aulas, é cobrada o tempo todo a postura correta dos alunos, o que inclui encolher a barriga. Esse movimento, além de trabalhar a consciência corporal, ajuda a manter a barriga “chapada”. Mas calma: é preciso fazer aulas regularmente, de duas a três vezes por semana, no mínimo.

Além disso, estudos comprovaram que o balé também ajuda no tratamento da depressão e de outras doenças psicológicas.   As turmas de adultos são estruturadas com rigor e precisão técnica porém respeitando o limite individual.

Dando os primeiros passos

O que acha de seguir o exemplo da Daniela Furquim Baqueta? A servidora, lotada no Núcleo de Apoio Judiciário ao Juiz Substituto, começou a atividade com três anos de idade e, após alguns anos de interrupção, resolveu voltar. “Sempre gostei de atividade física de forma geral, mas pretendia retomar o balé, o que só foi possível no ano passado. O pessoal do trabalho acompanhou minha ansiedade e preparação para o retorno; deram-me, inclusive, alguns presentes temáticos. O balé é uma atividade complexa, pois, ao mesmo tempo que exige muita força, também exige que se aparente leveza e graciosidade. Diversos são os benefícios da atividade. Para mim, o mais importante é a consciência corporal que ele proporciona. Enfim, ainda estou "desenferrujando", mas dançar novamente está sendo um desafio muito prazeroso”, compartilhou Daniela.

Não é preciso muito para começar.  Após constatar que você está apto para a atividade, geralmente não existem restrições à dança, porém é sempre recomendável uma avaliação médica. Pode-se escolher uma academia ou estúdio de dança para fazer uma aula experimental.

A maioria dos lugares disponibiliza a primeira aula de graça; se gostar, pode dar continuidade.

Os únicos requisitos são o collant, meia-calça e a sapatilha de meia-ponta, que custa entre R$ 40 e R$ 50.