Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 5 de maio de 2015

 

Se você procura emagrecer ou se alimentar de uma maneira mais saudável, uma boa opção pode ser investir na berinjela. De sabor amargo, o vegetal oferece vários benefícios para a saúde e é rico em vitaminas, zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio.


Reduzir o colesterol e prevenir o câncer são apenas algumas das qualidades. Entre outras, estão a ajuda no funcionamento do cérebro, o auxílio ao sistema nervoso, a melhora do humor e da função intestinal, o combate a diabetes do tipo 2 e a ajuda na regulação do nível de glicose no sangue.

Além disso, a berinjela é uma ótima opção para quem deseja ter uma pele mais bonita. O alimento é rico em vitamina C, antioxidantes e vários minerais que ajudam a pele a combater rugas e o envelhecimento precoce.

E para aproveitar todos os benefícios do vegetal, existem várias opções. Pode ser na salada, cozida ou frita. "Ratatouille" e chips feitos de berinjelas assadas no forno com azeite são algumas opções de pratos.

A servidora Christiane Teixeira Zboril, da Secretaria de Comunicação Social, é uma das pessoas que aderiram aos benefícios do alimento. “Minha família é árabe, e, desde criança, tenho uma queda por comidas típicas. O gosto pelo babaganoush, no entanto, é recente. Quando adolescente, odiava berinjela, pimentão, pimenta... Essa receita é da minha avó, e só retirei o tahine. Já até cheguei a comprar, mas nunca usei, por receio de não ficar bom. Desse jeito eu gosto bastante”, completou Christiane.

E que tal preparar um babaganoush com a receita da avó da nossa colega?

- 2 unidades grandes de berinjela
- suco de meio limão
- 1 colher de chá de alho processado
- 1 colher de sopa de vinagre branco
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- Azeite
- Hortelã seca
- Salsinha e cebolinha

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Corte as berinjelas na metade. Coloque-as em uma forma e asse até que o interior da berinjela esteja bem mole. Retire a polpa com a ajuda de um garfo. Coloque todos os ingredientes em uma travessa. Misture bem. Se preferir mais homogêneo, passe no processador.

Coma com pão sírio ou na salada.