Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 6 de maio de 2015


Um tempo histórico politicamente opressivo, a reflexão sobre a existência humana e relações erótico-amorosas. Esses são os elementos mais marcantes de A insustentável leveza do ser, obra do escritor tcheco Milan Kundera.

“O livro trata de quatro personagens que, por causa do destino, do acaso ou por suas próprias escolhas, experimentam essa relação de peso e leveza que norteia a vida. Tem romance, tem erotismo, tem guerra, tem Praga; os personagens são muito bem construídos, e a parte inicial descrevendo a ideia do eterno retorno é contagiante e maravilhosa. É quase impossível descrever esse livro, mas aposto que você vai gostar.” Quem diz isso é Kátia Guedes, servidora do gabinete do desembargador Nelson Nazar.

E ela fala com a autoridade de quem já leu inúmeras vezes a história. "A edição de bolso desse livro virou meu livro de cabeceira; já li, reli e treli diversas vezes, e amo!", compartilha a servidora.

Apesar do tema denso, a narrativa flui fácil, e é possível acompanhar os destinos de Tereza e Tomas, Sabina e Franz, os personagens centrais da obra. Tudo acontece em Praga e em Zurique e tem como um dos panos de fundo a invasão da Rússia à Tchecoslováquia.

Vale pela contextualização histórica, pelos personagens, pela reflexão e pela narrativa.