Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 23 de junho de 2015


Se você já teve catapora, no futuro você também pode ter zóster, ou herpes-zóster. Essa doença é uma inflamação aguda causada pelo mesmo vírus da varicela. Ela ocorre, pois quem já teve catapora permanece com o vírus adormecido na medula espinhal, e, quando há uma queda na imunidade, ele pode ser reativado.

Também conhecida popularmente como cobreiro, a zóster causa dor intensa na região da medula espinhal até a pele, mal-estar, perda de sensibilidade em certas áreas do corpo e distúrbios gastrointestinais. Em seguida, podem aparecer bolhas na pele. Além disso, o quadro pode trazer uma série de complicações, principalmente em pessoas acima dos 50 anos.
E não é só quem teve catapora que pode ter a herpes-zóster. Pessoas idosas ou que apresentam doenças debilitantes do sistema imunológico (como HIV, Aids) e usam medicamentos contínuos que reduzem a imunidade também estão na lista.

Médicos e cientistas ainda não descobriram a cura para zóster, mas é possível evitar a enfermidade com um ato simples: a vacinação. A vacina contra o vírus está liberada para pessoas com 50 anos ou mais e é administrada em dose única, via subcutânea. Quem já tomou a vacina contra varicela na infância também está imunizado.