Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 14 de julho de 2015


Nos dias mais frios, a melhor pedida é um bom prato de sopa! Além de aquecerem o corpo, as sopas normalmente são refeições bastante nutritivas. E que tal aprender duas receitas muito saborosas? Anote as dicas!

Sopa cremosa de abóbora com macarrão ave-maria
Ingredientes
- 1 abóbora japonesa (cabotiã) pequena picada
- ½ xícara de bacon picado
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 2 litros de água quente
- 2 cubos de caldo de carne
- 2 xícaras (chá) de macarrão ave-maria
- 1 lata de creme de leite
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer
Cozinhe a abóbora em água temperada com sal e pimenta e bata no liquidificador, até formar um purê. Reserve. Em uma panela grande, frite o bacon na própria gordura, doure o alho e a cebola. Adicione a polpa de abóbora, refogue um pouco, acrescente metade da água e o caldo de carne. Deixe cozinhar até ferver, e vá adicionando mais água, até ficar na consistência que você preferir. Acrescente o macarrão e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Por último, junte o creme de leite e verifique se é necessário colocar mais sal. 

Se você não quiser colocar o bacon, use um pouco de azeite para fazer o refogado. Para servir, você pode polvilhar queijo provolone ralado.

A abóbora é rica em vitaminas A, C, E e em betacaroteno, substância que contribui para a saúde da pele e protege a visão. Também é uma excelente fonte de fibras.

Sopa de batata e milho com calabresa

Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1/2 cebola picada 
- uma espiga de milho grande
- 4 batatas médias picadas 
- 2 dentes de alho picados
- 1 tablete de caldo de galinha ou de legumes dissolvido em 1 litro de água
- 1 gomo de calabresa picado

Modo de preparo
Cozinhe a espiga de milho e retire os grãos, com o auxílio de uma faca. Refogue a cebola e o alho no azeite, junte o milho e as batatas, misture bem. Cubra com o caldo e deixe cozinhar até que as batatas fiquem bem macias. Bata no liquidificador. Prove o sal e, se achar necessário, acrescente uma pitadinha, mas não se esqueça de que a calabresa é bem salgada. Despeje novamente na panela, em fogo baixo, e espere ferver.

Em uma frigideira antiaderente, refogue a calabresa picada na própria gordura. Na hora de servir, coloque-a sobre a sopa. Você também pode salpicar cheiro-verde picado.

A batata e o milho são boas fontes de carboidratos, que fornecem energia para o organismo. A batata é rica em vitamina C, ferro, minerais e fibras antioxidantes, que ajudam a prevenir as doenças relacionadas ao envelhecimento. O milho também é rico em fibras, além de conter gorduras boas, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol.