Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 7 de julho de 2015



O inverno chegou, e as temperaturas estão indo lá para baixo. Algumas pessoas preferem o tempo mais frio, e outras se sentem bem desconfortáveis. Independentemente da preferência, a estação possui o clima mais seco e exige cuidados especiais com a saúde. 

As ocorrências clássicas nesta época do ano são as doenças respiratórias. Poluição, ambientes fechados e mal ventilados facilitam a transmissão de doenças, além de agravar casos de alergia crônica (como rinite e sinusite).
Casacos, jaquetas, cachecóis, toucas e luvas são o conjunto ideal para afastar aquele indesejado resfriado e ainda se manter aquecido. Em maio, o Bom Dia TRT deu algumas dicas para os leitores sobre como se livrar dos sintomas caso você já está constipado. Confira aqui.

Além do resfriado e gripe, a estação também contribui para o desenvolvimento da pneumonia e doenças alérgicas, como bronquite e rinite. Lavar bem as mãos, manter a casa limpa e usar soro fisiológico são algumas das alternativas para aliviar o desconforto durante a crise.  

Mas o inverno também exige atenção redobrada em outras partes do corpo. Devido à baixa umidade do ar e os banhos quentes, a pele tende a ficar mais ressacada e áspera, algumas vezes podendo até descascar. Usar hidratantes ou óleos corporais diariamente e adotar o hábito de tomar banhos mornos e rápidos é essencial para evitar o problema.

O mesmo acontece com nossos lábios e couro cabeludo. Na região da boca, médicos recomendam protetor labial, de preferência um que tenha vitamina B15. No caso dos cabelos, banhos em temperaturas muito elevadas podem retirar toda oleosidade, causando o aspecto de ressacado, quebradiço e com pontas duplas. Hidratar o cabelo e utilizar xampus e condicionadores específicos para o seu cabelo são dicas importantes.

Até a fome repentina ou aquele aumento de apetite têm uma explicação. No inverno é normal comermos mais, pois nosso organismo precisa recuperar os nutrientes gastos na hora de manter o nosso corpo aquecido durante as baixas temperaturas. Por isso, beba bastante água e coma bastantes frutas e verduras. Alimentos com ômega 3 (peixes, linhaça, nozes e abacate) e zinco (feijão e carnes magras) devem entrar no cardápio durante esta época.