Dando continuidade ao tema "Modo de agir no ambiente de trabalho", hoje você conhecerá os dois últimos perfis de profissionais da série.
O detalhista
Pensar nos mínimos detalhes e não tirar conclusões precipitadas são algumas das características do detalhista. Esses sinais indicam uma pessoa cautelosa e que gosta de saber como as coisas funcionam. Porém, existe um defeito nessa personalidade.
É muito comum pessoas com esse perfil pensarem somente em dados concretos e se esquecerem dos envolvidos em um problema. Às vezes a opinião do outro pode ser essencial para achar uma solução.
Se você se identificou com essa atitude, experimente encarar a opinião alheia como um dado a ser analisado. Mas se você está do lado oposto, a melhor maneira é mostrar para o seu colega que os sentimentos e emoções da outra pessoa também são importantes e têm relevância.
O observador
Semelhante ao perfil anterior, o observador também é analítico, mas com uma atenção especial para o lado emocional.
Pessoas assim possuem seu próprio ritmo de trabalho e sentem a necessidade de passar cada detalhe a limpo, o que acaba tornando a jornada de trabalho um pouco mais lenta. Por isso, é muito importante informar chefes ou colegas envolvidos sobre o andamento da tarefa.
Ao contrário do que muitos pensam, pressionar não é a solução. Respeite a velocidade do outro, e as chances de um trabalho bom e sem erros aumentarão.
Agora que você conhece os diferentes perfis de profissionais e o seu modo de agir, o que acha de botar as dicas em prática? Fique atento para mais dicas como essas no Bom Dia TRT e aprimore cada vez mais sua carreira profissional.