Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016


O Brasil trava uma luta contra a Dengue há muitos anos. Nos últimos meses, outras duas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti viraram notícia: Chikungunya e Zika.

Dengue, Chikungunya e Zika têm muitas coisas em comum. Além da forma de transmissão ser a mesma, picada do mosquito, os sintomas são muito parecidos: febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo (exantema).
Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas doenças e saiba as diferenças e semelhanças entre elas:

Dengue: normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), dor de cabeça e no corpo. Ainda não existe tratamento específico para dengue, é importante procurar um médico, fazer repouso e ingerir muito líquido.

Chikungunya: as dores intensas nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos são o principal sintoma. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

Zika: a transmissão pelo leite materno, saliva, urina e sêmen ainda não foi comprovada. As gestantes devem ficar alertas, principalmente nos três primeiros meses, e fazer o pré-natal, pois há relação entre o vírus e a microcefalia - malformação congênita que impede o desenvolvimento adequado do cérebro.

A prevenção nos três casos é bem semelhante. Manter a casa limpa, colocar areia no pratinho das plantas, não deixar acumular água em pneus e garrafas elimina possíveis criadouros do mosquito. O uso de repelentes, segundo as instruções do rótulo, e roupas que minimizam a exposição da pele durante o dia protegem da picada. Ao sentir qualquer sintoma, procure um médico.

No site do Ministério da Saúde há uma seção Tira-Dúvidas com mais informações sobre o tema. Acesse: http://combateaedes.saude.gov.br/index.php/tira-duvidas#zika.