Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016


Você costuma se queixar de dores nas costas, ombros e pescoço? Esse incômodo pode ser consequência da má postura durante o horário de trabalho. A fim de evitar esse problema, o Comitê de Ordem Social do TRT-2 (COS) desenvolveu o projeto-piloto Ergonomia em Ação

Uma equipe da Seção de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), seção composta por médicos, enfermeiros, engenheiros de segurança do trabalho, fisioterapeuta e técnicos de segurança do trabalho, visitará unidades do Tribunal orientando servidores e magistrados a respeito de posturas corretas, ajuste e disposição de mobiliários, equipamentos e acessórios. A ação visa melhorar as condições de trabalho e conforto, e assim, prevenir problemas de saúde.
O Ergonomia em Ação já passou, na semana passada, pela Vara do Trabalho de Jandira e pela 79ª VT de São Paulo. As demais unidades devem aguardar agendamento.

Enquanto o projeto não atende sua lotação, saiba mais sobre o tema:

A ergonomia estuda a relação entre o homem e o seu ambiente laboral. Seu objetivo é facilitar nossa adaptação às tarefas que nos são designadas e oferecer formas seguras e eficientes de desempenhá-las, priorizando o bem-estar e consequentemente, a produtividade. 

Algumas medidas ergonômicas são bem simples, por exemplo:

- Alterne as posições de trabalho, de modo que sejam confortáveis.

- A borda superior da tela do monitor deve ficar no mesmo nível da linha dos olhos. A altura incorreta pode sobrecarregar o pescoço.

- Procure trabalhar sempre com as costas apoiadas.

- Evite ficar muito tempo digitando ou mesmo trabalhando no computador. Alterne as atividades, isso estimula grupos musculares diferentes.

- Pisque! Durante o uso do computador, procure piscar com frequência. O olhar fixo na tela pode ocasionar ardência nos olhos.