Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 21 de março de 2016


A Síndrome de Burnout se caracteriza pelo alto nível de estresse profissional. Problemas de relacionamento com os colegas e desequilíbrio entre a vida profissional e pessoal podem causar esse tipo de estresse que, diferente do que enfrentamos no trânsito, por exemplo, está associado à sensação de fracasso. 

O nome vem do inglês: burn (queimar) e out (exterior). A combinação dos termos significa que o desgaste emocional prejudica os aspectos físicos, dessa forma, o trabalho é diretamente atingido. 
Mais comum em profissionais cujas decisões têm impacto imediato na vida das outras pessoas, essa síndrome causa alterações de humor, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, dificuldade de concentração e consequentemente, diminuição da produtividade.

Quem sofre com a Síndrome de Burnout está sempre cansado e acredita que tirar férias resolverá o problema. Entretanto, ao voltar do período de descanso, a situação se repete e fica ainda mais difícil ter um bom dia de trabalho.

Aprender a administrar o tempo, superar as frustrações, gerenciar os relacionamentos e não somatizar os conflitos são atitudes que podem reduzir o esgotamento profissional. O ideal é procurar acompanhamento psicológico para identificar e reduzir as causas do estresse.