Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 2 de março de 2016


O filme A Grande Aposta aborda de forma bem-humorada a crise econômica que atingiu os Estados Unidos em 2008. Com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt e Marisa Tomei no elenco, a produção ganhou o Oscar 2016 de melhor roteiro adaptado.

Michael Burry (Bale), um nerd, percebe algo antes de todos: o sistema financeiro atrelado ao mercado imobiliário dos EUA não tem nenhuma solidez. Ele vê que há um crescente aumento na inadimplência, e resolve apostar contra o sistema, exigindo que os bancos criem para ele um produto – uma espécie de seguro contra calote.
Um corretor ambicioso, Jared Vennett (Gosling), ao saber desse precedente, passa a oferecê-lo a seus clientes. Mike Baum (Steve Carell) e sua companhia são procurados, e decidem investigar o tamanho do rombo. Descobrem algo estarrecedor: os bancos derramam dinheiro sem qualquer garantia. Por exemplo, uma stripper tem cinco empréstimos, e sete imóveis em seu nome.

As agências de classificação de riscos, como a Standart & Poor’s e a Moody’s faziam parte do esquema: classificavam com “triplo A” apanhados de hipotecas cujas pessoas não tinham a menor condição de pagar suas dívidas. Elas vendiam classificações. E Brad Pitt faz um veterano que instruiu dois investidores iniciantes que também ficaram sabendo das apostas contra o sistema e embarcaram. O resto é história: em setembro de 2008, o sistema quebrou, e todos que apostaram contra enriqueceram muito.

O filme utiliza analogias, por meio de atrizes e chefs de cozinha, para explicar melhor as esquisitices do jargão econômico, e, mesmo para leigos, é possível entender o tamanho do abismo sobre o qual todo o mercado imobiliário americano jazia. Quando desabou, levou o resto do mundo junto.

A Grande Aposta está em cartaz nos cinemas das redes Cinemark e Kinoplex.