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"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 4 de abril de 2016









A ansiedade é um dos transtornos mentais mais comuns nas grandes cidades. Em São Paulo, uma em cada cinco pessoas antecipa o futuro e se prepara para situações de perigo que talvez nunca aconteçam. No ambiente de trabalho, as cobranças excessivas e prazos curtos estimulam o sofrimento por antecipação, comprometendo não só a produtividade, mas também a qualidade de vida.

Por vergonha e medo de que duvidem da sua capacidade, os ansiosos escondem o problema dos colegas de trabalho. Esse temor não tem fundamento, pois na maioria dos casos quem se abre encontra apoio.
É importante saber que ansiedade é um mecanismo de defesa do nosso corpo. Ela se torna uma doença quando situações simples, como uma reunião, transformam-se em desafios extremos, causando sintomas físicos como palpitação e falta de ar.

Algumas atitudes podem facilitar a rotina no trabalho, tornando-a mais calma e prazerosa. A primeira é organização, planejar as atividades por ordem de prioridade evita que todas as tarefas fiquem para última hora, o que potencializa a ansiedade.

Pensar positivo e confiar em suas habilidades tornam possível a conclusão de metas que parecem impossíveis.

Respeitar o horário de descanso é fundamental, esse tempo poder ser preenchido com leitura, meditação e nunca por assuntos de trabalho, esses serão resolvidos durante o expediente.