Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

sexta-feira, 15 de abril de 2016









É difícil resistir àquele cheirinho de café que invade o ambiente e te convida a tomar, pelo menos um golinho, de uma das bebidas mais consumidas no mundo. O café é tão presente na vida dos brasileiros que ganhou não só uma garrafa, mas um prédio reconhecido como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para chamar de seu. É o Museu do Café de Santos.

A exposição “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte” permite ao visitante compreender que o café é mais do que uma bebida, como diz o lema da mostra: “Em um grão, um mundo. Em uma xícara, a força de muitas mãos.” O local recebe também exposições temporárias e itinerantes, que você pode conferir em www.museudocafe.org.br/exposicoes.
A cafeteria, no térreo, oferece diversidade de grãos produzidos em diferentes regiões do país. Você escolhe o café que deseja e pode consumir na hora ou levar para casa.

Quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, encontrará boas opções. No Centro de Preparação do Café (CPC) são oferecidos cursos de barista, oficinas e palestras para o público em geral. Informações e valores estão disponíveis no site: http://www.museudocafe.org.br/c/centro-de-preparacao-de-cafe/cursos/.

O museu funciona no antigo prédio da Bolsa de Café, construído na década de 20 quando Santos era a capital cafeeira. Com a transferência dos negócios para São Paulo, a luxuosa construção perdeu boa parte de suas funções, chegando a ficar fechada por dez anos. Em 1998, passou por uma restauração para estar apta a preservar e compartilhar a história do grão que dá disposição e diminui o estresse só pelo cheiro.

Museu do Café

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico, Santos
Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h
Ingresso: R$6,00
Aos sábados, a entrada é gratuita
http://www.museudocafe.org.br/