Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 18 de abril de 2016









O corpo fala por meio de gestos, expressões e sintomas que muitas vezes deixamos passar por acharmos que se trata de um simples mal-estar. Um dos sinais que seu corpo pode estar emitindo é o da estafa ou fadiga, ocasionada pelo trabalho.

Tecnicamente, a estafa é um estado de esgotamento físico e mental causado pelo acúmulo de demandas sobre uma pessoa. Na prática, é quando você percebe que seu organismo não consegue mais realizar tarefas que antes eram feitas sem dificuldades, provocando estresse, dores e desânimo.
Além de praticar exercícios físicos e dormir bem, é possível adotar alguns hábitos no ambiente de trabalho que reduzem e evitam esse problema:

Fazer pausas durante o expediente e evitar movimentos repetitivos. A estafa pode estar associada à repetição de movimentos mecânicos e à ausência de interrupções. Um pequeno respiro, em vez de prejudicar sua produtividade, vai deixá-lo mais disposto e comprometido com a qualidade das suas tarefas.

Uma alternativa é participar da ginástica laboral, um programa da Seção de Programas de Saúde (da Secretaria de Saúde), com exercícios de alongamento e fortalecimento corporais. São entre 10 e 15 minutinhos que podem melhorar a sua postura e reduzir o estresse.

A estafa não vem apenas do esforço intelectual, mas também da postura e da maneira como respiramos. Manter a postura ereta e respirar tranquilamente ajudam a acalmar.

Ter um bom relacionamento com os colegas é um incentivo ao trabalho prazeroso; traz conforto psicológico e ajuda a espantar as preocupações.