Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 31 de maio de 2016









Tristeza, indiferença e desânimo são sentimentos naturais do ser humano, afinal de contas tem dias em que tudo parece dar errado. Mas, quando isso passa a fazer parte da rotina, é bom ficar atento, porque pode ser um caso de depressão. 

A depressão é uma alteração no estado psicológico que acarreta a perda do humor e do prazer em realizar atividades que costumavam ser agradáveis. Uma pessoa depressiva não se sente motivada em estar com a família, viajar, conversar com os amigos.
O início é marcado por irritação constante ou crises de choro aparentemente sem motivo. Depois, os sintomas evoluem para dificuldades de concentração, mudanças súbitas no apetite e peso, cansaço e perda de energia, sentimentos de inferioridade e culpa e, nos casos mais graves, pensamentos frequentes sobre morte.

Nem sempre a pessoa percebe que está demonstrando alterações de comportamento. Cabe àqueles que convivem por um longo período, como familiares e colegas de trabalho, observar o aparecimento dos sintomas e aconselhar o acompanhamento psicológico.

O preconceito com os transtornos mentais faz com que muitos pacientes, principalmente os homens, recusem-se a procurar tratamento. O uso do antidepressivo não é regra; depressões leves são resolvidas com sessões de terapia. 

O trabalho psicológico é importante para investigar as angústias e sofrimentos que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, além de estimular a reflexão sobre mudanças na forma como a pessoa se vê e o seu relacionamento com a sociedade.