Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 27 de junho de 2016









A comunicação é fundamental para um bom trabalho. Mesmo que você seja tímido ou não faça apresentações em público, alguns cuidados são importantes para que a mensagem que você transmite seja clara e desperte a atenção de quem está ao seu redor. Isso faz diferença em uma reunião e no convívio diário com os colegas.

Se você for o orador da reunião ou for apresentar um projeto ou uma sugestão para o seu chefe, planeje o que será dito. Não acredite que o tema seja simples e, na hora, você conseguirá desenvolver o raciocínio. A falta de preparo é a causadora das hesitações ("hãããn", "ééé"...) e piadas fora de contexto, que só desviam a atenção das pessoas e mostram que nem mesmo você confia no que está dizendo.
Não despeje tudo que será falado de uma única vez. Primeiro, faça uma introdução com o tema a ser tratado, pois os ouvintes precisam entender o seu objetivo antes de aprofundar o assunto.

“Era só isso”, “alguma dúvida?” são expressões usadas geralmente para encerrar a apresentação, mas não deveriam. O orador deve demarcar o fim de sua fala (“para encerrar”, “para concluir”) e retomar os tópicos que foram discutidos. Depois, abre-se o espaço para perguntas.

Atenção à linguagem corporal, ela complementa os elementos verbais. Expressão muito séria, falar muito alto ou muito baixo, ombros para baixo e gesticular em excesso indicam falta de conexão com a mensagem. Abrir e fechar uma caneta pode sinalizar impaciência, pressa ou falta de interesse; então, se você estiver na posição de ouvinte, cuidado com os seus gestos.