Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 7 de junho de 2016









Apesar de ser um assunto conhecido, principalmente pelas mulheres, a menopausa ainda gera muitas dúvidas. Trata-se de uma fase natural e inevitável que acontece quando a mulher para de menstruar, geralmente, por volta dos 50 anos.
Nesse período, os ovários deixam de produzir estrógenos e essa diminuição dos níveis de hormônios causam modificações físicas e emocionais. O metabolismo fica mais lento aumentando as chances de engordar, os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial podem sofrer alterações, perda de massa óssea e tendência a infecções urinárias também pode ser observadas. Irritabilidade, ansiedade e insônia fecham o conjunto dos sintomas juntamente com as ondas de calor, que cientificamente recebem o nome de fogachos.

Cerca de 75% das mulheres sentem calores e transpiração excessiva, antes mesmo da menopausa, num ciclo chamado climatério. O climatério é a transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo, a diferença em relação a menopausa é que ainda pode ocorrer menstruação.

O tratamento para menopausa varia de acordo com cada mulher, por isso é preciso consultar um médico para a realização de exames ginecológicos completos. A reposição hormonal costuma ser o método mais utilizado para aliviar os sintomas e reequilibrar o funcionamento do corpo.