Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 19 de julho de 2016









Osteoporose não é sinônimo de velhice. Apesar de o envelhecimento da população ser um fator de progressão da doença, os ossos começam a enfraquecer a partir dos 40 anos, atingindo principalmente as mulheres. Por isso, para que aos 80 você possa subir escadas e dançar a noite toda, é preciso investir na prevenção o quanto antes, e atenção: um copo de leite por dia não é o suficiente.
O mal provoca a perda progressiva de massa óssea, causando fraturas. É uma doença silenciosa, pois, até que as fraturas apareçam, não há sintomas, e o grupo de risco é formado por pessoas com mais de 60 anos; com histórico familiar; mulheres após a menopausa; tabagistas; usuários de corticoide; portadores de artrite reumatoide; e quem consome álcool em quantidades excessivas.

A atividade física é a principal forma de postergar ou afastar os efeitos da osteoporose. Caminhar por 30 minutos regularmente é um exercício simples e muito eficaz. Quem não é fã da caminhada pode experimentar musculação, pilates ou dança, que melhoram a massa óssea. O Tribunal tem convênio com várias academias e clínicas que oferecem essas modalidades. Além de beneficiar a saúde, favorece o bolso, porque magistrados e servidores têm desconto nos serviços. Para consultar as condições de parceria e os endereços, acesse a intranet: Por Dentro do TRT – Benefícios – Convênios e Parcerias.

Quanto ao leite, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 800 a 1200g de cálcio, o que equivale a quatro copos da bebida. E só isso não basta; o consumo de vitamina D é o que auxilia na absorção do cálcio. Então, além do leite, consuma peixes e frutos do mar.