Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quarta-feira, 10 de agosto de 2016


A "Rio 2016" tem um gostinho especial para quem acompanha o rugby: é a estreia do rugby de 7 como modalidade olímpica. O objetivo é o mesmo das partidas disputadas por equipes de 15 jogadores: levar a bola até o fundo do campo do adversário. A diferença é que, com sete participantes de cada lado, o jogo fica mais dinâmico.



Para homenagear o "caçula" da Olimpíada, a dica de hoje mistura esporte, cinema e superação. O filme “Invictus” (2010) mostra como o ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela (Morgan Freeman) conseguiu transformar a Copa do Mundo de Rugby de 1995 em um instrumento de união dos povos.

De 1948 a 1994, a África do Sul foi castigada pelo apartheid, regime de segregação racial em que os direitos da população negra foram suprimidos por governos de minoria branca. Quando Mandela assume a presidência, tem fim a ditadura racial, mas não a divisão social.

O rugby era considerado esporte de brancos, e, por isso, a maioria da população não torcia para a seleção local. Com a ajuda de François Pienaar (Matt Damon), capitão do time sul-africano, Mandela desconstrói a imagem negativa associada ao apartheid que a modalidade tinha e consegue unir todos os torcedores em prol de um título que não seria só dos brancos, mas da África do Sul.