Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 20 de setembro de 2016









A tecnologia facilita nossa vida, mas também maltrata nossa visão. Acordamos já de olho no celular, para desligar o despertador. No trabalho, passamos horas diante do monitor e, à noite, voltamos para o celular, ficamos vidrados na televisão, e ainda sobra um tempinho para o tablet. A exposição constante a essas telas pode causar ardência nos olhos e dor de cabeça, indicativos de vista cansada.
A presbiopia, ou vista cansada, acontece porque somos “hipnotizados” pelo brilho da tela. Ficamos tão concentrados que esquecemos de piscar, impedindo a lubrificação natural dos olhos. Ao final do dia, o músculo ocular dá sinais de cansaço, e a visão fica embaçada, a cabeça dói, os olhos lacrimejam e, em cada pálpebra, parece agir uma força sobrenatural que fecha seus olhos involuntariamente.

Estresse e sono intensificam os sintomas e, se o ambiente tiver ar-condicionado, fica ainda pior, porque o ar seco e gelado resseca os olhos e expõe a superfície da córnea.

Os oftalmologistas recomendam dez minutos de descanso para os olhos a cada uma hora diante dos aparelhos eletrônicos. Reduzir o brilho das telas e controlar a iluminação a fim de evitar reflexos também estão entre as dicas. E o principal: piscar é um santo, e gratuito, remédio. Existem diversos colírios lubrificantes, mas só utilize-os sob prescrição médica.