Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

quinta-feira, 1 de setembro de 2016









O desperdício de alimentos é um dos maus hábitos que devemos combater. Apesar de 805 milhões de pessoas no mundo passarem fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), mais de 1 bilhão de toneladas de produtos próprios para o consumo são jogados no lixo. Acreditando que pequenas ações são capazes de fazer a diferença, a Ong Banco de Alimentos trabalha para mudar esse cenário.
Desde 1998, a associação recolhe alimentos dentro do prazo de validade que seriam desperdiçados e distribui em hospitais, creches e centros sociais. Funciona assim: os parceiros (supermercados, Ceagesp e indústrias alimentícias) ligam avisando que há donativos que não serão utilizados. A ong manda um motorista ao local para recolher os produtos e ele os transportará para as instituições cadastradas. Tudo que é arrecadado é rapidamente distribuído, pois não há estoque.

A coleta é feita na capital e região metropolitana. Entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, 6.125.260,26 quilos de ingredientes que seriam descartados viraram refeições para mais de 22 mil pessoas.

No site www.bancodealimentos.org.br tem todas as informações para quem quer contribuir com essa iniciativa, seja em dinheiro ou como voluntário. Outras formas de ajudar são comprar apenas o necessário, não se empolgar e fazer aquele prato caprichado quando não está com fome. A ideia do Banco de Alimentos é simples e fácil de ser copiada em casa. Vamos tentar?