Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 21 de novembro de 2016









Hoje, tem a segunda parte do “Nosso Trabalho Ajuda”, lembra? Esta coluna incorporou o professor Pasquale e decidiu compartilhar algumas dicas de português. Se você perdeu ou esqueceu os macetes do último post, é só clicar aqui. Mãos à obra! 
Estou contando as horas para o final de semana. Ou seria “Contando as horas para o fim de semana”? O certo é fim de semana, porque fim é o contrário de início. Final é o oposto de inicial - “inicial da semana” não existe, logo risque do seu vocabulário “final de semana”.

Continuando na ideia de opostos, chegou a vez de mau e mal. Mau é contrário de bom, e mal, contrário de bem. Quando bater aquela dúvida, é só trocar a palavra: mau humor ou mal humor? O contrário é bom humor, assim, escreva mau “com u”.

Os ouvidos sangram, e as lágrimas caem quando alguém diz ou escreve que é “perca de tempo”. Perca é verbo. Use o substantivo perda. Não perca as esperanças, você vai conseguir aplicar todas essas regras. Comunicar-se melhor não é perda de tempo.

Está a fim de escrever melhor? Um sim como resposta e outro para afirmar que a fim foi aplicado corretamente. Finalidade, vontade são expressos pelo uso de a fim. “A” e “Fim” só se unem para indicar semelhança – Nossas ideias são afins.

Alerta para o verbo esquecer. Se vier acompanhado de pronome oblíquo (me, te, se, nos, vos), tem preposição. Caso contrário, não use preposição. Exemplos: Eu esqueci a chave. / Eu me esqueci da chave.
Através e por meio não são sinônimos. Através significa atravessar – Olhar através da janela. No sentindo de por intermédio, o correto é usar por meio.

Preste atenção nesta última dica, senão você terá problemas de ortografia. Senão = caso contrário, se não = caso não. É só analisar qual significado se encaixa melhor no contexto da frase. Se não sabia disso, agora já sabe, e pode aplicar no dia a dia.