Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

terça-feira, 10 de janeiro de 2017


Três, seis e nove. Parece a tabuada do três, mas são os tipos de ácidos graxos antioxidantes: ômegas 3, 6 e 9. Eles são renovadores celulares e previnem doenças, principalmente as cardiovasculares.


Esses três amiguinhos se diferenciam pelo ácido mais abundante na sua composição. O ômega 3 é rico em alfa-linolênico (ALA), que reduz a taxa de triglicérides e colesterol ruim (LDL), diminui a pressão arterial e altera a estrutura da membrana das células do sangue, ou seja, a corrente sanguínea flui direitinho.

O ômega 6 é representado pelo ácido linoleico (AL). Sua propriedade principal é evitar as doenças cardíacas, porque faz as taxas de colesterol ruim (LDL) diminuírem. O ácido oleico, característico do ômega 9, tem ação parecida: eleva o colesterol bom e baixa o colesterol total e o LDL.

Apesar de serem tão benéficos, os ômegas 3 e 6 não são produzidos pelo organismo. A reposição é feita pelo consumo de cápsulas e alimentos, como peixes, oleaginosas, azeites e óleos vegetais (milho, soja e girassol). E o ômega 9 só é fabricado pelo corpo com a companhia do 3 e do 6, um trio que não se desgruda e cuida da nossa saúde.