Clique aqui para acessar as nossas redes sociais:
Nossa página do facebook

"Não tenha pressa. Mas não perca tempo". (José Saramago)

segunda-feira, 11 de abril de 2016


O Mindfulness é uma técnica de meditação que tem ganhado destaque no ambiente corporativo. São exercícios que buscam acalmar a mente e aumentar o foco, garantindo um dia mais produtivo e menos estressante.

De acordo com estudos da Universidade de Harvard, quase a metade do tempo que permanecemos acordados é gasto com “viagens ao mundo da lua”. Tanta dispersão prejudica o rendimento no trabalho e a realização pessoal, pois nossa mente se ocupa em remoer o passado ou planejar um futuro distante. O Mindfulness valoriza o presente, evitando esse tipo de comportamento.
Por meio de breves pausas, os praticantes aprendem a priorizar o agora, concentrando-se nas atividades que estão desenvolvendo naquele momento e, assim, conseguem se dedicar mais às suas tarefas. A técnica também previne a Síndrome de Bournout e desenvolve estratégias de liderança.

O método não tem contraindicações e para aderir não é preciso ter experiência. No caminho para o trabalho é possível meditar, observando o que está ao seu redor e prestando atenção nos sinais emitidos pelo corpo (respiração ofegante, ansiedade). Ao conversar com os colegas de trabalho, olhe para a pessoa e preste atenção no que ela diz e como isso interfere no humor dela e no seu.

A tecnologia pode te ajudar nesse exercício de concentração. É possível baixar no seu smartphone aplicativos que ensinam a reduzir o estresse e controlam a duração das séries de relaxamento, estimulando o bem-estar:

Headspace – disponível para iPhone e Android (gratuito).
The Mindfulness App – disponível para iPhone (pago).
Mindfulness – disponível para Android (pago).